O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como a conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Todos os tipos de chá possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.
Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV. É no entanto necessária alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos e além disso alguns dos estudos feitos (particularmente na China) têm por detrás grandes interesses económicos.
É no entanto de salientar que o excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, têm também efeitos negativos para a saúde. Em particular, o chá possui cafeína (provoca insônia), e oxalatos (provocam problemas renais). Mas, em geral, pode-se dizer que o chá tem sobretudo efeitos benéficos, porque todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.
As folhas de Camellia sinensis são ricas em flavonoides, um tipo de polifenol, potentes antioxidantes.
Perda de peso
Laxante
Detox
Digestão
Resfriados
Dor de cabeça
Sistema
imunológico
Próstata
Artrite
Sistema
respiratório
Stress
Ansiedade
Nausea
Pressão
alta
Menopausa
Libido
Fígado
Febre
Dor
Concentração
Sono
Fontes:
Chá - Wikipedia [Acessado em 02 de maio de 2016]
HANSCH, Teressa. The essential tea guide. [2014].
Nenhum comentário:
Postar um comentário