Nativo de regiões subtropicais com clima de monções, o chá também é cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões de altitude elevada. Quantitativamente, das cerca de 3.000.000 de toneladas produzidas anualmente, metade é produzida pela China e Índia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quénia, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Na Europa apenas é cultivado nos Açores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 t.
Em todas as regiões produtoras de chá, o cultivo é semelhante, utilizando árvores podadas, para facilitar a colheita, e relativamente jovens, sendo substituídas quando começam a perder produtividade, com cerca de 50 anos. Notáveis exceções incluem o Gyokuro,chá verde japonês, protegido do sol durante o cultivo, e o Pu-erh, tradicional chá do sudoeste da China, que utiliza árvores com dezenas de metros e centenas de anos, muitas delas selvagens.
A localidade de produção do chá é um dos fatores que influenciam na qualidade do chá, juntamente com outros fatores como o tipo de solo, altitude, plantio, colheita e processamento dedicado a cada plantação.
Fontes:
Chá - Wikipedia [Acesso em: 01 de Maio de 2016]
GRACINDO, Ina. Viagem ao mundo do chá. Rio de Janeiro : Casa da Palavra, 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário