domingo, 1 de maio de 2016

Processamento do chá

Todo chá é diferente e cada fornecedor tem seus próprios métodos (e muitas vezes muito bem guardados) para processamento de chá. Como um guia geral, o processo básico envolve as seguintes fases:
  • Colheita
 Selecionar e cuidadosamente colher as folhas.
Os arbustos de chá primeiro produzem brotos que se tornarão folhas que crescem ao longo do tempo. À medida que crescem, seu conteúdo químico e seu sabor mudam. A pessoa que colhe chá irá escolher as folhas de acordo com o tipo de chá que está sendo produzido. 
Os chás mais caros são escolhidos a dedo. Um selecionador habilidoso deve selecionar as folhas certas e colhê-las usando um método especial de torção e arranque para evitar qualquer dano. O processo é extremamente trabalhoso, um bom selecionador irá recolher até 2 quilos de folhas de chá para cada turno de 10 horas, o que produz cerca de 500 gramas de chá seco.

  • Primeira secagem
Secagem ao sol ou aquecimento suave para remover umidade. 
  • Trituração
Rompimento das membranas das células da folha para iniciar a oxidação.
Um fator fundamental para determinar o tipo de chá é oxidação. Se a membrana de folha de chá é quebrada por rolagem ou agitação, então óleos vegetais são liberados e a oxidação natural vai começar. As folhas tornam-se progressivamente mais escuras, porque a clorofila se quebra e taninos são liberados. 
  • Aquecimento
 Aquecimento das folhas para parar o processo de oxidação.
O aquecimento das folhas desativa as enzimas que causam a oxidação. Ele também adiciona o sabor ao chá. Na China, a maioria dos chás são aquecidos em uma panela seca, mas isso também pode ser feito no vapor ou eles podem ser cozidos. 
  • Modelagem
 Enrolamento das folhas para formá-las e romper as células.
Na realidade, o estágio de formação tem dois objetivos. O primeiro é alterar o sabor através da quebra das paredes das células e a liberação da essência do chá. O segundo é criar formas características e bonitas que se desenrolam na água. 
  • Secagem final
 A fase de secagem pode incluir um elemento de torrefação para desenvolver ainda mais o sabor, ou pode ser a secagem neutra.
  • Aromatização
 Processo opcional para adicionar aromas naturais, usando flores e ervas recém-colhidas.
O chá é misturado com uma planta ou flor aromática para absorver seu aroma. Para um chá de jasmim, as delicadas flores de jasmim são colhidas quando as pequenas pétalas estão bem fechadas. As flores são misturadas com chá seco e, durante a noite, as pétalas abrem, liberando sua fragrância. Pela manhã, as flores são cuidadosamente retiradas do chá e descartadas. Chás de jasmim da mais alta qualidade terão esse processo repetido muitas vezes.

Fonte:
Entenda o Chá - Empório Milenar [Acesso em: 01 de Maio de 2016]

Nenhum comentário:

Postar um comentário